Menu

The Journaling of Shaffer 747

squidspy50's blog

Ortografia Oficial: Como Acertar Cada Charada No Seu Concurso!

A Turma Do STF Que Libertou Dirceu, Absolveu Gleisi E Era Expectativa De Lula


Ortografia Oficial é um assunto muito presente em conteúdos programáticos de vários concursos Brasil afora. Desse modo resolvi levar um artigo completo a respeito do conteúdo, que gera diversas perguntas e curiosidades entre os candidatos que estudam Português no assunto programático de um Concurso. É isto mesmo… Aproximadamente não importa qual concurso você faça, compreender a Ortografia Oficial é uma indispensabilidade urgente!


Costumo falar o seguinte: aprenda Língua Portuguesa, depois comece a preparar-se pra concurso. E pra assimilar a Língua Portuguesa, aprender a Ortografia Oficial é uma prioridade. É isto que vamos fazer prontamente, juntos, por aqui no Segredos de Concurso. Ortografia Oficial, ou simplesmente Ortografia, é a fração da nossa gramática que se dedica a entender a escrita correta das frases.



Orthos - palavra grega que exprime a idéia de correto, reto, exato. Graphia - frase latina que significa “escrever”. Desta maneira, fazer Ortografia é digitar acertadamente, dominar os regulamentos gramaticais que tornam a escrita de acordo com os regulamentos da Língua Portuguesa, em nosso caso. Funções Trigonométricas: Gráficos De Seno, Cosseno E Tangente falamos de “Ortografia Oficial” estamos nos referindo à Ortografia acordada de forma oficial no Brasil como a correta. Essa é uma porção bem claro, contudo gostaria de dizer um tanto. Tenha em mente que uma das bases de cada língua, inclusive a Língua Portuguesa, é o alfabeto, onde estão definidos quais os sinais gráficos e quais os sons que cada sinal representa.


O alfabeto é formado pelas vogais (A, E, I, O, U) e pelas consoantes (B, C, D, F, G…). Quando utilizá-las no Português? Vejo muito concurseiro errando perguntas com pegadinhas nesse tipo. Contudo a partir de agora você não erra mais. Se pela cota de Ortografia Oficial do seu concurso for perguntado se cada substantivo comum (iogurte, ilha, vale, cabelo, cansaço) pode ser escrito com Y, K ou W não faça a besteira de escrever que sim.



Y, K e W só para abreviaturas e nomes próprios! Quem nunca teve dúvida se uma palavra admite ou não acento? Esse é um dos principais erros nas questões de Ortografia Oficial dos incalculáveis concursos. Para entendermos melhor sobre o assunto acentuação, é melhor saber para qual propósito serve a acentuação. De forma geral, a acentuação serve para modificar o som de alguma letra, fazendo com que expressões de escrita parecido tenham leituras diferentes e, deste modo, significados diferentes. Dessa forma, o acento é utilizado pra diferenciar SECRETÁRIA de SECRETARIA.


BABA e BABÁ. MAGOA e MÁGOA. Sem os acentos, essas diferenciações não poderiam ser feitas. ACENTO AGUDO: é representado por um traço voltado para a direita. É introduzido sobre o assunto as vogais indicando que a sílaba onde ele está é tônica (tem o som mais forte). O acento agudo faz com que a vogal seja pronunciada de forma aberta.


Exemplos: maré, jacaré, tórax, ilustre. TIL: o til é representado por um risco sinuoso (um “S” deitado). Ele torna nasal o som das letras A e O. Exemplos: canhão, interpõe, barão, constituição, leões. ACENTO CIRCUNFLEXO: é representado pelo famoso “chapéu” em cima das vogais A, O e E. O acento circunflexo sinaliza que a vogal tem que ser pronunciada de forma fechada.


Exemplos: judô, bônus, ângulo, acadêmico. ACENTO Sério: o acento crítico é parelho ao agudo, só que virado pro lado esquerdo. Ele aponta a ocorrência de crase. Entretanto sobre isto vamos falar mais adiante, de forma mais aprofundada. Por enquanto, basta saber que o acento existe. Você entende utilizar os acentos adequadamente? Uma dica é apresentar a frase mentalmente e tentar pesquisar se o som está segundo o sentido e com o que está escrito. Recapitulando: o acento agudo deixa o som da vogal mais aberto.


O til faz com que o som fique anasalado. O circunflexo faz com que o som fique fechado. Esse é outro tema frequentemente cobrado no conteúdo de ortografia oficial. Expressões homônimas e parônimas: fique concentrado a estas pegadinhas! É Desorganização Gera Estresse E Perda De Tempo, No entanto Poderá Ser Revertida concentrado dois conceitos importantíssimo, que tem feito muita gente interessante desabar em cascas de banana nas questões de Ortografia Oficial.


Você já ouviu conversar em expressões parônimas e homônimas? PARÔNIMAS são frases com pronúncia e grafia aproximados porém sentido diferente. Exemplos: deferir (considerar) e diferir (adiar); tráfico (comércio) e tráfego (trânsito); flagrante (evidente) e fragrante (aromático). HOMÔNIMAS são palavras que possuem a mesma pronúncia, porém sentido distinto. Exemplos: conserto (correção) e concerto (apresentação); são (do verbo ser e são); ser (verbo e substantivo). Sugestões Para Se Oferecer Bem No Enem gera muita desorganização, esse é um foco bastante cobrado em dúvidas de concurso.


Go Back

Comment

Blog Search

Comments

There are currently no blog comments.